sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Itamar tira Alval da inatividade com ações positivas



O médico e acadêmico José Itamar Abreu Costa, presidente da Academia de Letras do Vale do Longá (Alval) retirou a instituição da inatividade, segundo o acadêmico Delson Castelo Branco Rocha,em declaração na sua posse na Academia de Medicina do Piauí.

AÇÕES

Dia 23/09/11
Comemoru os 33 anos de fundação da Alval; Preencheu com patronos as Cadeiras 36 (embaixador Espedito de Freitas Resenda); 37 (médio Gervásio de Britto Mello); 38 (líder Raimundo Nonato Andrade); 39 (Francisco Ferreira - Chico Cazuza); e 40 (monsenhor Mateus Cortez Rufino).

Concedeu o Diploma do Mérito Cultural Arimathéa Tito Filho a diversas personalidades em cinco municípios (Teresina, Altos, Campo Maior, Piripiri e Piracuruca), entre os quais prefeito Elmano Férrer (Teresina); jornalista Carlos Said; dona Delci Matos Tito; ex-deputado José Lourenço Mourão (in memorian); acadêmico Reginaldo Miranda (presidente da Academia Piauiense de Letras); Expedito do Banco do Brasil (in memorian); vulto Valmira Campos Saraiva Costa (in memorian); poeta Gregório de Moraes, autor do Hino da Academia de Alto Longá (ALLCHE). O ato foi no Auditório Cultural do Itacor, em Teresina, com a presença de grande público e acadêmicos representando diversas academias de letras regionais. O orador oficial da solenidade, acadêmico Herculano Moraes enalteceu o trabalho do presidente da Alval, ao acrescentar que a entidade saiu da inatividade e segue o seu caminho de glória, que fora no passado. Da mesma opinião foi o jornalista Carlos Said.

Itamar lançou o Hino da Alval, da autoria do compositor, poeta e acadêmico Francy Monte, depois de 33 anos de fundação da academia.

BARRAS
Na cidade de Barras, sede da Academia, Itamar mandou recuperar o prédio da instituição, com nova pintura e recuperação das postas. Iniciou o trabalho de instituição do Memorial Dr. José Lages, que foi acadêmico da Alval, além de ter contribuído para o desenvolvimento da terra dos poetas e governadores.


ALTOS
A solenidade em Altos (PI) reuniu personalidades do município, no dia 24/09/11, no auditório da Unidade Escolar Pio XII, às 8 horas da manhã. A Alval homenageou com o Diploma A.Tito Filho, as personalidades José Gil Barbosa, José Carlos Dias, jornalista Elvira Raulino e o escritor e acadêmico da ALRESC, Kenard Kruel.
CAMPO MAIOR
Diverso segmentos da sociedade de Campo Maior (PI), sob a liderança do acadêmico da Alval, João Alves Filho, que também presidente da Academia de Letras de Campo Maior e foi vice-prefeito do município, receberam o presidente da Alval e sua comitiva, em memorável sessão solene na manhã do dia 24/09/11, com a presença de diversos acadêmicos, entre os quais, R.N. Monteiro e Santana, da APL; Ernâni Napoleão, da ALRESC; que destacaram o novo trabalho da Alval, sob a presidência de Itamar Costa. Foram homenageados os vultos escritor Totó Ribeiro, Cunha Neto, José Olímpio da Paz e Almerinda Napoleão, com o diploma A. Tito Filho. Monteiro de Santana e outros defenderam a construção de um memorial ou uma estátua para homenagear José Olímpio da Paz. João Alves Filho foi brilhante ao destacar a contribuição dos homenageados ao desenvolvimento de Campo Maior. Foi oferecido almoço aos participantes em restaurante da terra dos canaubais. Registramos a presença de intelectuais comprometidos com a cultura e a do jornalista Laércio Andrade, da TV Cidade Verde, de Teresina e parente de um dos homenageados.
PIRIPIRI
Na cidade funda por Padre Freitas, foram homenageados o deputado deferal Átila Lira, secretário estadual de Educação e Cultuta, representado pelo deputado Odival Resende; professora Erandir Cavalcante Menezes; empresário Joaquim Barroso (in memorian);Diógenes Quaresma de Sousa (in memorian) e o médico João Bandeira Monte (in memorin). Na oprtunidade, foi defendido a construção do memorial Dr, Bandeira, em Piripiri. A oradora oficial foi a professora Erandir Cavalcante Menezes, secretária de Cutura do município que, de forma eloqüente destacou o novo trabalho de reativação da Alval e falou sobre os vultos e a história de Piripiri.
PIRACURUCA
Em solenida conjunta da Alval e da ALRESC, conduzida pelos presidentes Itamar, José Fortes e desembargador Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho (vice-presidente da Alresc e presidente a Academia de Letras da Magistratura), em sessão no Memorial Coronel Luiz de Brito Mello, dirigido pelos acadêmicos da Alresc, José de Moraes Brito e Maria do Carmo Fortes de Brito, foram homenageados os acadêmico dês, Brandão de Carvalho, prefeito Raimundo Louro, presidente da Câmara Municipal, Reginaldo Resende, Dudu Fortes de Lima Melo, Maria do Carmo Fortes de Brito. José Moraes Brito, acadêmico Dr. Manoel Cerqueira e o desembargador Manfredy Mendes de Cerqueira. Ainda foram homenageados os acadêmico da ALRESC e defensor público Ezequiel Cassiano de Brito, Júlia Lima Magalhães (viúva do dês. Magalhães da Costa) e o advogado e acadêmico Carlos Augusto Melo Carneiro da Cunha, o Caú, presidente da Faepi e do Senar, descendente de tradicional família de Piracuruca. Caú foi empossado na cadeira 55 da Alresc, patronímica do Coronel Luiz de Britto Mello, com discurso de recepção do desembargador e acadêmico Brandão de Carvalho, ex-presidente do Tribunal Regional Eleitoral e do Tribunal de Justiça do Piauí. Presentes á solenidade, os acadêmicos Júlio Lopes Caribé, Ezequiel Cassiano de Brito, José Luiz de Carvalho (representando a Academia Parnaibana de Letras), Patrícia Carvalho; a vice-prefeita de Campo Maior, Maria Sílvia de Brito (Sílvia, esposa do Caú), Divina de Moraes Brito Melo, Eduardo Felipe (secretário de Saúde de Piracuruca), Arimatéa Melo (ex-prefeito de Piripiri); juiz de Piracuruca, Dr. Bandeira, Orieta Magalhães da Costa, poeta Francy Monte, João do Boris e Aydé, Chico Airton, poeta Pedro Costa, Olívia Escórcio de Cerqueira, Roberto Fortes, jornalista Nevinha, a primeira dama de Piracuruca, vereadores, entre outras personalidades. Foi defendido a criação do Memorial Dr. João Fortes de Cerqueira, em Piracuruca, idéia abraçada por Itamar, José Fortes, Raimundo Louro, Brandão de Carvalho, José Brito e Maria do Carmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário